Para os motoristas de cargas perigosas existe um curso que é obrigatório de ser feito, o curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – que tem o objetivo de oferecer treinamento àqueles que transportam cargas perigosas, como por exemplo, combustíveis, ácidos e outros que podem correr riscos de explosões, vazamento e outros que podem prejudicar o meio ambiente e até matar pessoas. É fundamental que o motorista que transporte cargas perigosas saiba todos os cuidados que devem ser tomados na estrada ao transportar estes produtos bem como deverá proceder em caso de acidente.

Curso_MOPP

O curso MOPP ensina ao motorista as normas e procedimentos que devem ser seguidos ao manusear estes tipos de cargas perigosas, sendo que a sua segurança e da população é prioridade neste momento. O curso tem validade de cinco anos e depois deste período o motorista ou quem manuseia cargas perigosas deve fazer uma reciclagem ou renovação e ao término tanto da renovação como da primeira conclusão do curso o aluno recebe uma certificação do MOPP que fica inserido em sua carteira nacional de habilitação o que comprova a sua conclusão.

Curso-MOPP

Se você deseja realizar o curso MOPP pode procurar as várias unidades do SENAI em todo o Brasil sendo que pode obter informações por meio do site da instituição através do endereço: www.senai.br – no qual são disponibilizadas as informações sobre o curso. No Portal Senai você poderá localizar a unidade da instituição mais próxima.

Outro órgão que disponibiliza o curso é o SEST/SENAT que pode ser acessado no site: www.sestsenat.org.br – no qual estão disponibilizadas as informações de como fazer o curso.

Algumas escolas de direção também oferecem o curso MOPP como a Auto Escola Ideal:www.autoescolaideal.com.br – que organiza turmas e envia o professor em todas as cidades que existem pessoas interessadas em realizar o curso.